top of page
205_00 redes sociais.jpg

3.ª marcha orgulho lgbti+ de santarém

24 de setembro 2022 - 17h00

AF_capa-facebook.jpg

3.ª MARCHA  LGBTI+ DE  SANTARÉM

Este ano, pela terceira vez, marchamos para resistir e pelo direito a existir! 

(...)

Acontecimentos como a crise de refugiados, a pandemia de Covid-19, a guerra na Europa, o surto de Monkeypox, alimentam e servem os discursos de ódio, machistas, racistas, que por estes dias se tentam confundir com liberdade de expressão e direito de opinião. Órgãos de comunicação social de referência permitem a publicação de artigos LGBTI+fóbicos por pessoas que têm grande impacto na opinião da comunidade, mais pela sua particular exposição pública do que pelo seu real conhecimento. Os pequenos ataques anónimos que sofremos diariamente são empoderados por estas vozes de figuras ditas públicas e, para muitos, tornam-se ensurdecedores.

 

Em cidades mais pequenas do interior e distritos mais retrógrados e conservadores, como é o caso de Santarém, este preconceito toma outras proporções. As pessoas e jovens LGBTI+ veem a sua existência invisibilizada por uma cultura de silêncio e preconceitos enraizados, tanto em contextos públicos e profissionais, como familiares e privados. 

(...)

É tempo de mudança e evolução! Queremos Santarém uma cidade inclusiva, segura para todes e uma referência enquanto capital de distrito como zona de Liberdade LGBTI+, a par com outras cidades portuguesas e seguindo o exemplo do Parlamento Europeu. 

(...)

Estamos aqui para celebrar os direitos já conquistados e para continuar a reinvidicar os direitos que ainda não estão consagrados. Porque não basta Sermos - queremos Existir na totalidade. 

3ª Marcha Orgulho Santarém.jpg
bottom of page